A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Caxias (MA), realizou, no Ginásio de Esportes Governador João Castelo, o Congresso Técnico do 1º Copão Rural, nesse sábado (03). O encontro reuniu representantes das mais de 40 equipes inscritas, discutindo regulamento, critérios de disputa e o cronograma do campeonato. O objetivo é fortalecer o esporte nas comunidades rurais, promovendo integração e valorização dos atletas locais.
“A gente estava esperando por isso, estamos tendo este apoio, e só temos a agradecer aos coordenadores e comissão que está fazendo este campeonato. Nós temos muitos talentos e temos vários jogadores da zona rural que participam de campeonatos na zona urbana, é mais oportunidade para os atletas”, disse Francisco Leonardo, técnico de time do povoado Rosário.
“Está sendo contemplada a zona urbana com a Taça Cidade e a zona rural com esta competição, abrangendo o 1º, 2º e 3º distrito. E a gente está aqui como ACAF, em levar o melhor para os jogos desta competição”, destaca Adson Broa, árbitro.
A abertura oficial da competição está marcada para o próximo dia 10 de maio, dando início a quatro meses de jogos intensos entre os times dos três distritos de Caxias. Com uma premiação total de R$ 25 mil, o Copão Rural promete movimentar a zona rural com grandes partidas e torcida apaixonada. A competição também é uma oportunidade para descobrir novos talentos e incentivar práticas esportivas no município. O campeonato é uma iniciativa da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
“Vamos contemplar os três distritos, muitos povoados vão participar. E hoje a gente está concretizando para que, dia 10 de maio, a gente faça a abertura e, durante 4 meses, a gente vai desenvolver a competição. Vamos buscar a melhor logística para todos. Desde já, queremos agradecer à Secretaria de Esporte. A premiação está definida, são mais de R$ 25 mil em premiação. Os campeões do 1º, 2º e 3º distritos vão ser premiados e vamos premiar o campeão geral da competição. Vamos ter as premiações individuais: melhor goleiro e melhor jogador da final também vão ganhar o seu valor. Vamos valorizar o destaque da competição, que será menor de 18 anos, para valorizar e incentivar os adolescentes, porque o esporte é inclusão”, disse Jadson Santana, coordenador de esportes rural.